Flahs_Letreiros Digital

Flash Animado

Flash Animado 2

Total de Visualizações Deste Blog

Estatísticas


Estatísticas de Habitantes nos 21 Municípios do Extremo Sul da Bahia.



Municípios
Habitantes
Alcobaça
21.328
Belmonte
22.067
Caravelas
21.612
Eunápolis
102.628
Guaratinga
21.840
Ibirapuã
8.086
Itabela
28.790
Itagimirim
7.013
Itamaraju
63.037
Itanhém
20.015
Itapebi
10.398
Jucuruçu
9.972
Lajedão
3.782
Medeiros Neto
21.642
Mucuri
37.229
Nova Viçosa
39.535
Porto Seguro
131.642
Prado
27.693
Santa Cruz Cabrália
26.623
Teixeira de Freitas
157.203
Vereda
6.802
Total:
818.937

BIOMAS DO BRASIL






CLIMAS BRASILEIROS.

Tipos de clima
A caracterização do clima de uma região depende de elementos como temperatura, umidade e pressão atmosférica. Há também fatores como a distância de uma região para o mar, correntes marítimas, latitude e altitude. Em áreas de baixa altitude, o calor é retido por mais tempo por causa da atmosfera mais densa. Se o ar é rarefeito, como ocorre em áreas de altitude elevada, há menos capacidade para manter o calor que vem do Sol. Em relação à latitude, quanto mais próxima dos polos uma região estiver (latitude maior), mais fria ela será e, quanto mais próxima da Linha do Equador (latitude menor), mais quente ficará a região.

  • O clima tropical do Nordeste brasileiro também é encontrado em países da África e da Ásia
Levando-se em consideração todos os fatores influentes, uma das classificações para dividir os tipos de clima ao redor do mundo é a seguinte: equatorial, tropical, temperado, mediterrâneo, continental, polar e árido. No Brasil somente são encontrados os três primeiros tipos.

Equatorial

Nas regiões localizadas próximas à Linha do Equador, a temperatura média é 25°C e chove durante quase todo o ano. Esse tipo de clima cobre boa parte do território brasileiro e engloba,principalmente, a região da Floresta Amazônica. Também é encontrado, por exemplo, na Colômbia e no Suriname (América do Sul), no Congo (África) e na Malásia (Ásia).

Tropical

O clima tropical, que cobre áreas entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, apresenta temperatura média superior a 20°C (no verão, ela é superior a 25°C) e alto índice de chuvas. No inverno há períodos de seca. É encontrado no Nordeste, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil e, por exemplo, na Venezuela (América do Sul), na Austrália (Oceania), na Índia e na China (Ásia) e na África do Sul (África).

Temperado

No clima temperado (entre o Polo Norte e o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio e o Polo Sul), as temperaturas giram em torno de 18°C. No inverno podem chegar a menos de zero grau. As chuvas se distribuem de forma regular durante o ano e as estações são bem definidas: verão quente, outono com temperaturas amenas, inverno frio e primavera mais quente com o passar dos dias. O clima temperado é encontrado no Sul do Brasil e em países como Argentina e Chile (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte), Grécia e Itália (Europa), Coreia do Norte e Japão (Ásia).

Mediterrâneo

O clima mediterrâneo é um tipo de clima temperado com chuvas mais intensas no inverno e no outono e com verões quentes e secos. É encontrado principalmente no sul da Europa, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, mas também ocorre nos Estados Unidos (América do Norte) e no Chile (América do Sul), por exemplo.

Continental

É caracterizado por temperatura média superior a 10°C nos meses mais quentes e inferior a zero grau nos meses mais frios. Normalmente é registrado em regiões no interior dos continentes, como na China (Ásia), no Canadá e nos Estados Unidos (América do Norte) e na Rússia (Europa/Ásia).

Polar

O clima nas regiões polares tem temperaturas médias abaixo de zero grau, com inverno longo e verão seco e curto. Raramente chove e, quando há precipitação (transformação da nebulosidade atmosférica em água ou gelo), ela ocorre em forma de neve. O clima polar é encontrado, por exemplo, em todo o continente da Antártida, no Canadá, nos Estados Unidos (América do Norte) e na Islândia (Europa).

Árido

Nas regiões de clima árido, também chamado de desértico, a umidade atmosférica é baixa e as temperaturas são elevadas. Esse tipo de clima é encontrado na Austrália (Oceania), na China (Ásia), nos Estados Unidos (América do Norte), no Chile e no Peru (América do Sul) e na Namíbia (África), por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelos seus comentários !!
Se o seu comentário não aparecer aqui nessa página você poderá faze-lo pelo Seguinte E-mail: welte@bol.com.br

Obrigado!! Propietário do Blog Massaranduba.